quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aniversário do Rio São Francisco e Suas Polêmicas

No dia 4 de outubro o Rio São Francisco, também conhecido como Opará na língua dos indígenas, completou 510 anos. Entretanto, o rio ao longo dos últimos anos, não se tem muito o que comemorar. O Governo Federal institiu o "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional". Resumindo em palavras mais óbvias: estão realizaando a transposição do rio. Ou seja, mudando grande parte do curso do rio, para supostamente atender as necessidade da população que vive no semi-árido brasileiro.

E onde se encontra a polêmica? No fato da transposição ser uma obra extremamente cara de R$ 6,8 bilhões e que abrange somente 5% do território e 0,3% da população do semi-árido, não solucionando o problema de todos, e sim dessa pequena (para não dizer minúscula) parcela da população.

A transposição já começou em alguns Estados, e o problema também está apenas começando. Será uma perda enorme para a biodiversidade no local em que o rio foi transposto. No mais, é esperar que não ocorra o monopólio dessas águas por grandes fazendeiros, uma vez que o rio passará no quintal de suas fazendas.

Carolina O. Rocha

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Transposi%C3%A7%C3%A3o_do_rio_S%C3%A3o_Francisco#Hist.C3.B3rico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário