O Sul de Minas abriga 178 municípios, entre eles Poços de Caldas, Varginha, Pouso Alegre, Lavras, Alfenas e São João Del Rey. Com clima úmido ou semi-úmido, os principais cursos de água são os rios Grande, das Mortes, dos Peixes, Jacaré e Cervo.
Na região está o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba-Jaguari e os Comitês do Rio Grande em Minas Gerais.
Em conseqüência dos usos e manejos não sustentáveis, a oferta de água, tanto quantitativa quanto qualitativamente, vem enfraquecendo o potencial natural dessas bacias. Desmatamento, queimadas e utilização de agrotóxicos intensificam os processos erosivos e provocam encurtamento e assoreamento dos cursos d'água.
No Sul de Minas existe um plano, (PERH) o Plano visa assegurar os usos múltiplos da água, a conservação, a proteção e a recuperação das bacias hidrográficas, subsidiar a tomada de decisões dos membros do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. Este projeto tinha como finalidade ficar pronto até o final de 2009.
Projetos de conscientização para a preservação da água todos nós já estamos cansados de ver e ouvir. Porém ninguém se preocupa em mudar os hábitos enquanto é tempo. Falar que a água está em escassez já padronizou, mas poucos têm consciência disso.
Águas do Sul de Minas Gerais é questão de "segurança nacional". A bacia do Rio Piracicaba que tem sua nascente no Sul de Minas na cidade de Rio Piracicaba, fornece águas para São Paulo capital e Região Metropolitana de Campinas. Visto que é uma das mais importantes do país em termos econômicos e políticos.
Fonte: http://www.igam.mg.gov.br/banco-de-noticias/1-ultimas-noticias/641-plano-estadual-de-recursos-hidricos-realiza-reuniao-em-varginha
Nenhum comentário:
Postar um comentário