sexta-feira, 7 de outubro de 2011

De novo Meio Ambiente?

O sujeito mais desatento ou mais despreocupado pode lançar os olhos para uma notícia de jornal sobre poluição de rios, lagos, mares, torcer o nariz e dizer: “Nossa! Mais uma notícia sobre meio ambiente! Para que tanta notícia, meu Deus, se todo mundo já sabe o que se deve fazer?!”. Há algo de relevante na dúvida do cidadão, todavia seria algo por demais demorado tentar explicar Tim-Tim por Tim-Tim todos os pontos de vista e suas respectivas importâncias. Atentemos, portanto, à refutação da dúvida. Que é o que vem ao caso.

Que é de conhecimento universal, senão planetário, as atitudes que se deve tomar frente aos problemas de natureza ambiental que o nosso planeta sofre nos dias de hoje, ninguém nega. Mas a pergunta que fica é a seguinte: “Se todos sabemos o que fazer, por que, ainda assim, problemas como poluição de rios e outros semelhantes continuam sendo manchetes de jornais?” Dessa não tem como fugir. Se é notícia, é porque o fato aconteceu. Talvez não por falta de conhecimento, mas por conveniência. É mais fácil despejar os poluentes no rio, que gastar com formas sustentáveis de se livrar do desgraçado lixo que nem será mais aproveitado.

A importância de se manter informado, de se empenhar na causa ambiental, é menos de caráter educativo que de alerta. O problema existe e têm pessoas que querem se dar bem às custas da morte do planeta. Esse é o ponto. São essas atitudes que saem no jornal e irritam o nosso leitor desatento. Para esse leitor, eu dou uma sugestão: visite o blog acquagerais.blogspot.com. Nesse blog você encontrará uma série de informações que te ajudará a entender melhor a situação atual do meio ambiente. Depois de visitar faça um comentário, de preferência um elogio, e participe da enquete. Você deverá gostar. Te faço todas essas recomendações por uma questão bem peculiar: eu pensava da mesma forma que você. E olha só! Hoje estou até dando pitaco no assunto. Vai ver você muda de opinião também.


Uner Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário