A água é essencial à vida e todos os organismos vivos no planeta Terra dependem da água para sua sobrevivência. O planeta Terra é o único planeta do sistema solar que tem água nos três estados (sólido, líquido e gasoso).O planeta Terra é composto por 75% de água,apenas 1% desse total está disponível para o consumo e somente 3% da água do planeta está disponível como água doce.
As fontes hídricas são abundantes, porém são mal distribuídas na superfície do planeta. Em algumas áreas,o ser humano retira mais do que é oferecido, causando um desequilíbrio nos recursos hídricos disponíveis.Aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos.
Sendo a água um recurso renovável estaria sempre disponível para o homem utilizar. No entanto, como o consumo tem excedido a renovação da mesma, atualmente verifica-se a falta de água doce principalmente junto aos grandes centros urbanos e também a diminuição da qualidade da água, sobretudo devido à poluição hídrica por esgotos domésticos e industriais.
O consumo exagerado resultou na criação da Lei das Águas,dentro da disciplina de Direito Ambiental. Quase todos os países já adotaram essa lei,no Brasil é a Lei 9.433/97.
Apesar de ocupar quase metade da área da América do Sul e de ter em torno de 60% da Bacia Amazônica, que escoa um quinto do volume de água doce do mundo, há áreas críticas, onde a escassez deixou de ser apenas uma ameaça. Com três bacias hidrográficas que contêm o maior volume de água doce do mundo – Amazonas, São Francisco e Paraná –, o Brasil busca servir de exemplo na eficácia da gestão de seus recursos hídricos.
No mundo, 1,2 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável e cerca de 5 milhões morrem a cada ano por doenças simples relacionadas à falta de abastecimento.
O uso intensivo de insumos químicos na agricultura, a poluição gerada pelas indústrias e pelos grandes centros urbanos concentram alguns gases na água das chuvas, resultando na chamada chuva ácida, causadora de danos ao ambiente natural e antrópico. Isso ocasiona também a escassez de água para consumo, fazendo com que os aspectos qualitativos da água sejam cada vez mais preocupantes nas regiões muito povoadas.
O lençol freático é muito contaminado por produtos vindos não só da agricultura como do lixo que não tem sido tratado de forma adequada pelos governantes e a sociedade em geral.
Poluição hidrica, principais causas:
· As principais causas da contaminação são atribuídas principalmente ao agronegócio e à atividade industrial.
· O lançamento de esgotos diretamente nos rios e a exposição de resíduos em lixões.
· A mineração, a produção de suco de laranja e de derivados da cana-de-açúcar são “destaques negativos” da poluição hídrica
· A “euforia” com a produção de biodiesel, também tem agravado a poluição hídrica do país.
As conseqüências da poluiçaõ sobre o meio ambiente, são inúmeras, e muitas já são irreversíveis:Chuvas ácidas, inundações, redução do potencial hídrico do planeta, poluição dos rios e ar, redução da camada de ozônio que protege o planeta da radiação, aquecimento do clima, degelo, aparecimento de inúmeras doenças ocasionadas pela poluição, são alguns dos graves exemplos das conseqüências e do nível de degradação da natureza que o planeta se encontra.
Ana Clara Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário