sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O papel da educação na preservação dos recursos hídricos

Existe uma grande discussão sobre o que devemos fazer para preservar os recursos  hídricos, principalmente no Brasil.
A grande maioria, quando questionada sobre o assunto, diz que não joga papel no chão,não demora no banho,escova os dentes com a torneira fechada,assim como fazem ao lavar a louça.
Mas será que só isso é o bastante?
Acredito que não. São passos fundamentais e importantes, sem dúvida, mas ainda são pequenas ações.
O que quero mostrar é o seguinte...
O que devemos dizer à uma criança que joga o papel da bala no chão, enquanto passeia de mãos dadas com a mãe?
E o pai que queima o lixo do quintal, por que acha difícil descartar material orgânico, enquanto o filho brinca vendo o fogo consumir galhos?
Muitas vezes não sabemos o que dizer .
O exemplo dos pais e familiares é fundamental na formação do caráter da criança. A partir do momento que ela vê a mãe se preocupando com o consumo de água, essa criança também irá se preocupar. E ao ver seu pai poluindo,vai repreendê-lo ,até mesmo com um " papai...Não pode estragar o planeta.." . E como isso vai tocar esse pai... Ser corrigido pelo próprio filho.
A educação e a formação do caráter vem de casa, mas as escolas também estão engajadas nesse processo.Cada vez mais incentivam seus alunos a participarem de projetos ecológico de forma lúdica e divertida. Assim, o tema não fica massante para a criança e ela absorve todas as informações necessárias.
Devo ressaltar também o papel da mídia nessa corrente. Programas inteligentes voltados para o público infantil, estão incentivando cada vez mais nossas crianças a reciclar materiais,muitas vezes na fabricação de um brinquedo,assim como plantar árvores e fazer uso consciente da água.
Isso tudo faz parte do nosso dever, de educar nossas crianças para um consumo inteligente, principalmente para que possam viver, ao invés de sobreviver, no planeta que deixaremos para elas.


Raquel Filocre Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário